Como fazer uma boa redação é uma das dúvidas mais frequentes de vestibulandos, concurseiros e também de alunos de ensino médio que precisam gabaritar a prova de redação para ingressar em uma boa universidade, passar em um bom cargo público e também simplesmente passar de ano.

Só que no subconsciente das pessoas que precisam fazer uma redação ela é um bicho de sete cabeças, e que somente pessoas que leem e escrevem muito é que conseguem ter um bom aproveitamento na redação.

É claro que ler muito é algo importante, assim como praticar escrevendo textos é outra coisa que ajuda quando você precisar fazer uma redação, mas isso não significa que você precisa ser um gênio para se dar bem em uma redação. Por isso nesse artigo nós iremos listar algumas dicas de como escrever uma redação com excelência.

Dicas de como fazer uma boa redação dissertativa sem ser um gênio

Saiba qual é a estrutura de uma redação

Toda redação é composta por 3 partes, a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. A introdução conta com um parágrafo, o desenvolvimento contém de 2 a 4 parágrafos e a conclusão assim como a introdução também contém 1 parágrafo, vamos pegar o tema Direitos Trabalhistas no Brasil e analisá-lo para você ver como ele fica estruturado.

  • Introdução: Você faz um breve resumo sobre o que irá explanar no desenvolvimento, fazendo um breve esboço do tema e as vertentes opostas que irá dar mais detalhes no desenvolvimento.
  • Desenvolvimento: Você mostrará a opinião de cada vertente. Por exemplo, de um lado você pode focar no movimento trabalhista que acredita que as leis trabalhistas são boas para os empregados porque lhes garantem estabilidade caso perca o emprego. Do outro lado você pode colocar a opinião dos liberais que afirmam que as leis trabalhistas e toda a sua burocracia emperram a economia.
  • Conclusão: Na conclusão você irá dar uma resposta para essa disputa, analisando os prós e contras de cada vertente e mostrando uma solução para o problema.

Faça perguntas e dê respostas na redação

 

como-fazer-uma-boa-redacaoO grande objetivo de uma redação é fazer com que o cidadão que escreve a redação tenha o dom de questionar e responder questionamentos. Geralmente esses questionamentos estão relacionados a problemas do cotidiano brasileiro, como maioridade penal, direito das mulheres, aumento da violência, etc.

Transferindo isso para uma redação e utilizando os números alarmantes da violência no país você deve fazer o seguinte questionamento na introdução: Qual é minha visão a respeito da violência no país.

Em seguida no desenvolvimento o número de perguntas aumenta. E nele você deve mostrar as causas da violência no Brasil, como a educação ruim, falta de oportunidades no mercado de trabalho, etc. Outra pergunta que você pode fazer no desenvolvimento é mostrar as consequências da violência, que são: população intimidada, maiores gastos pessoais com segurança, etc.

E por último na conclusão você deve tirar uma lição de toda a redação, indo desde o seu ponto de vista, até os questionamentos do desenvolvimento, e apontar um caminho para acabar com a violência, tentando respeitar todas as vertentes envolvidas, como grupos de direitos humanos e órgãos de segurança pública.

Dica extra

Caso queira mais dicas de como fazer uma boa redação dissertativa eu recomendo o curso de Redação do site Português Eficiente, que tem ajudado diversos estudantes do Brasil inteiro a fazerem uma ótima redação em tempo hábil.