Tratamento Caseiro para olheiras

As olheiras muitas vezes podem ser inconvenientes para que as possui. Com áreas escuras ao redor de seus olhos e também pode haver a presença de rugas, flacidez, bolsas e deixar os olhos profundos e cansados.

Uma das melhore ações é se previnir, evitar longas horas de trabalho e procurar ter períodos saudáveis de sono, bem como uma dieta equilibrada e nutritiva.

Existem alguns tipos de tratamentos disponíveis para eliminar este transtorno, até mesmo o uso de medicamentos como descamação de fenol (peeling), tratamento a laser e preenchimento com ácido hialurônico.

O tratamento com laser é um dos mais indicados para melhorar a cor da pele e também evitar a flacidez, sendo o menos agressivo atualmente disponível no mercado. Porém, muitas pessoas não querem optar pelo uso de medicamentos e procuram remover olheiras naturalmente, com tentativas menos agressivas.

Vamos mostrar alguns tratamentos naturais e caseiros que podem te ajudar:

  • Compressas com água fria – Devido ao fato de uma das causas das olheiras ser a dilatação dos vasos sanguíneos abaixo dos olhos, a aplicação de compressas de água fria pode ser um ótimo tratamento. A água fria provoca vasoconstrição (diminuição dos vasos) e melhora a aparência local.
  • Sachês gelados de chá de camomila – Tanto o chá verde como o chá de camomila são eficazes para as olheiras sob os olhos. Aplicar as saquetas geladas de chá de camomila aos olhos tem um efeito semelhante às compressas de água fria. Entretanto, este tratamento domiciliar para olheiras traz um “plus” especial, a camomila tem flavonóides que contribuem para a melhoria da circulação nas olheiras. Dermatologistas ensinam que é necessário deixar os sachês com boa concentração de camomila e deixá-los sob os olhos por pelo menos 10 minutos. O ideal seria deitado, mas com a cabeça levantada, esta posição estimula os vasos a retornar ao tamanho normal, reduzindo o inchaço e suavizando a coloração roxa. Arnica e bardana podem substituir a camomila.
  • Óleo de amêndoa e óleo essencial de menta – O óleo de amêndoa é um produto excelente para auxiliar no tratamento de olheiras. Isso ajuda a hidratar e branquear a área mais sensível ao redor dos olhos. Quando usado em conjunto com vitamina E, este óleo promove resultados ainda melhores, reduzindo as manchas na pele que rodeiam o olho. Para obter resultados mais satisfatórios, use o óleo de amêndoa na hora de dormir, esfregando levemente a pele ao redor do olho. Deixe durante a noite e remova apenas o dia seguinte usando água fria. O uso regular de óleo de amêndoa ajudará a branquear a cor da pele e a resolver gradualmente o problema das olheiras. Para garantir bons resultados, tente usá-lo diariamente. Outra forma é separar uma colher de sopa de óleo de amêndoa e colocar 2 gotas de óleo essencial de hortelã, misturar bem e massagear suavemente a área dos olhos. Deixar por 20 minutos e enxaguar com água fria. Tanto o óleo de menta quanto o óleo de hortelã ajudam a remover as olheiras.
  • Fatias de pepino – O pepino é muito famoso pela sua aplicação na pele, especialmente no tratamento domiciliar, possuindo propriedades calmantes, adstringentes e refrescantes, ajudando a branquear áreas escuras ao redor dos olhos. Corte o pepino em fatias finas e deixe por pelo menos 30 minutos gelando. Coloque algumas fatias nas áreas sombrias e afetadas, deixando-as agir no mínimo por 10 minutos. Remova o pepino e lave bem a área. Durante uma semana, repita esse processo duas vezes por dia ou mais para obter melhores resultados. O pepino contém flavonóides em sua composição, melhorando a tonicidade dos vasos locais e o aparecimento de olheiras.
  • Máscaras de argila – Uma opção quando não se pode fazer drenagem linfática, é usar argila. Quando a argila seca, ela pressiona ligeiramente a pele, acelerando o processo de drenagem, melhorando a circulação e reduzindo o inchaço. A argila contém propriedades que agilizam o processo de desintoxicação do corpo, deixando a pele desestressada.
  • Massagem com babosa – Pegue uma folha de babosa e corte pela metade. Extraia o gel e massageie suavemente as olheiras sob os olhos. Esta planta tem muitas propriedades, entre elas hidratar e tonificar a pele.
  • Massagem com óleo de coco – Separe uma colher de sopa de óleo de coco, massageie suavemente sob os olhos e permita que o produto aja por pelo menos 20 minutos. Após este tempo, enxaguar bem com água fria.
  • Tomate – Os tomates são uma escolha excelente para quem procura remover olheiras. O tomate tem várias propriedades que podem ajudar a resolver os problemas das olheiras, clarear e reduzir os pontos ao redor dos olhos e ajudar a tornar a pele mais macia. Faça uma pasta com o tomate e passe os olhos, deixando agir por no mínimo 10 minutos. Aplicar duas vezes por dia por um período mínimo de uma semana. Uma maneira de potencializar a ação do tomate é adicionar à mistura uma colher de chá de suco de limão. O suco de limão contém muita vitamina C, que tem propriedades importantes para clarear a pele e reduzir as olheiras. É importante lembrar que o uso de suco de limão deve ser feito com grande precaução, pois pode causar queimaduras se permanecer durante muito tempo em contato com a pele e se estiver exposto ao sol ou à luz. Nunca deixe sua casa com o produto em seu rosto e remova-o completamente.
  • Gazes embebidas em leite – O leite também possui propriedades interessantes para aqueles com olheiras. Tem ácido lático, uma substância que hidrata, renova e aclara a pele. Uma dica do tratamento domiciliar pelos dermatologistas é fazer a compressa batendo meio mamão papaia com 100 ml de leite, aplicando esta mistura diretamente na região ou embebendo uma gaze e deixando agir por pelo menos 15 minutos – sem esquecer de lavar bem a região depois .
  • Água de rosas – A água de rosas é um produto natural que ajuda muito aqueles que procuram como tirar olheiras e reduzir os pontos escuros ao redor dos olhos. Você pode comprar água de rosas em farmácias e lojas especializadas em produtos naturais ou preparar a sua própria em casa com um punhado de pétalas de rosa limpas em dois copos de água mineral. Mantenha esta mistura durante um período máximo de 10 dias na geladeira. Para usar, umedeça um algodão na água de rosas e aplique na região dos olhos por pelo menos 15 minutos. Remova completamente o produto e lave completamente a pele para eliminar qualquer resíduo. Faça esta aplicação pelo menos duas vezes por semana para obter melhores resultados.
  • Massagens na região – A massagem caseira pode ajudar a reduzir o inchaço na área. Veja o passo a passo para fazer uma drenagem linfática facial em olheiras: Comece com o dedo anelar, deslizando suavemente e gentilmente, indo do canto interno da pálpebra superior para o exterior Em seguida, comece novamente a partir do canto interno dos seus olhos, mas na parte inferior, e vá em direção ao canto externo. A massagem deve começar no canal lacrimal (localizado no canto interno) e terminar na outra extremidade Finalize dando leves batidinhas na região com a ponta do dedo indicador e o dedo do meio alternadamente Assim que terminar os movimentos, feche os olhos e, com o dedo anelar, pressione o canal lacrimal por dez segundos, fazendo um pequeno círculo.
  • Batatas cruas – A batata é outra alternativa excelente para ajudar a aliviar a pele e também reduzir a aparência de cansaço. Corte algumas fatias de batata e extraia o suco. Usando um cotonete, passe este suco ao redor dos olhos, garantindo que você esteja cobrindo qualquer ponto afetado. Deixe-o em pelo menos 10 minutos e depois remova tudo com água fria. A batata, como o pepino, também pode ser usada sob a forma de fatias. Corte algumas fatias e deixe na geladeira por 30 minutos. Em seguida, coloque seus olhos e nas áreas escuras. Remova após 15 minutos e limpe a área com água fria.
  • Suco de limão – O suco de limão pode ser usado em conjunto com outros produtos, potenciando o poder de clareamento ou sozinho. O limão contém vitamina C, que possui propriedades de branqueamento, ajudando a remover manchas escuras. Aplique o suco de limão com uma bola de algodão ao redor dos olhos, deixe-o por um máximo de 10 minutos e lave bem a pele, removendo todos os resíduos. É importante remover todos os resíduos de suco de limão, pois qualquer exposição ao sol com este produto pode causar queimaduras.

Algumas observações:

  • Por mais que batatas frias ajudem nas olheiras devido à vasoconstrição causada pela temperatura, este tratamento não traz tantas vantagens como pepino. A batata é um amido e o açúcar, por sua vez, não melhora as olheiras sob nenhum aspecto.
  • O suco de limão é outro alimento aclamado como um curativo, mas pode ser muito prejudicial para a pele se não é limpo de forma adequada, pode causar manchas quando a pele entra em contato com o sol. Essas marcas podem até tornarem-se queimadas, dependendo do tempo de exposição ao sol.

Outros hábitos que eliminam olheiras:

  • Durma bem – Não é de admirar que, ao dormir mal, acordamos com gloriosas fatias roxas ao redor dos olhos, pois é neste momento do dia que a pele é restaurada e sem um sono de qualidade, a pele não pode recuperar-se direito e isso é refletido no dia seguinte. Estima-se que oito horas de sono são suficientes para uma boa restauração tecidual.
  • Reduza o sal – Sabemos que a presença do sódio no sal é um dos principais fatores para a retenção de líquidos. Mas você sabia que também faz as olheiras piorarem? A retenção de líquido promovida pelo sódio piora a aparência das olheiras, deixando a área dos olhos inchada.
  • Diminua o álcool – O álcool, como o sal, é um dos vilões da retenção de líquidos. Isso acontece porque o álcool “puxa” a água, deixando-a retida nas células, o que leva ao olhar inchado e encharcado sob os olhos. Para resolver, além de diminuir o álcool, você deve ingerir muita água.

Leave a Reply